Escolha uma Página

15 Dicas para ser mais criativo

Ter uma técnica apurada não é o suficiente para ser um bom designer. Técnica é algo que se adquire com o tempo. Mas o que diferencia os bons profissionais é o que se passa dentro de suas cabeças. É preciso ir muito além de dominar os recursos de software ou saber fazer um desenho corretamente. Para ser um bom designer, é fundamental ter boas ideias, ser criativo, se preocupar sempre em fugir do lugar comum e ter uma busca constante pela inovação. Trabalhar o cérebro é essencial.

Confira algumas dicas para impulsionar seu lado criativo e sair da zona de conforto.

1. BAGAGEM CULTURAL
Referências externas são muito importantes na hora de sair do lugar comum. Não dá para pensar fora da caixa se você não conhece cinema, literatura, artes e, mais importante do que isso, a realidade em que estamos inseridos. Para adquirir essa bagagem cultural é fundamental frequentar cinemas, museus, galerias e espetáculos.

2. BUSQUES FONTES DIFERENTES

Ter um histórico cultural é fundamental, mas além disso, também é importante ter diversas referências de pesquisas e sempre diversificar as fontes. Não busque só em livros de arte, busque nas pessoas também, porque se você buscar sempre nas mesmas referências e os mesmos elementos seu trabalho vai ser repetitivo.

3. USAR REFERÊNCIA NÃO É IMITAR
Ter suas referências para um projeto é importante. Porém, é preciso saber que aquilo serve apenas como base e copiá-lo não fará com que o designer crie algo novo. Ninguém é impedido de usar referências. Elas são importantes para criar uma base, mas o erro é ficar limitado a ela e não entender que aquilo é apenas uma parte do processo de criação.

4. VEJA ALÉM DO DESIGN
Não pense só em design. Para criar peças que não sejam mais do mesmo, é preciso enxergar que o design interage com diversas outras áreas. Tudo está ligado, temos que aprender um pouco de tudo. Técnicas, elementos e autoria vão muito além do que a maioria produz.

5. APROVEITE OS GOSTOS PESSOAIS
Quando se trabalha em um estúdio, geralmente mais de uma pessoa está envolvida em um projeto. Isso pode enriquecer a criação, já que cada um tem seu gosto pessoal. Cada um tem sua bagagem cultural e talentos individuais. A união de vários estilos pode fazer a diferença no trabalho final.

6. NÃO SE LIMITE AO SEU ESTILO
Ter um traço próprio pelo qual o designer é conhecido é ótimo para o sucesso, mas ficar presso a um padrão único faz com que o profissional não consiga mostrar diferentes facetas para trabalhos diversos.

7. MISTURE ELEMENTOS
Dialogar com elementos opostos pode ajudar a enriquecer um trabalho. Falar de um assunto a partir de elementos que, normalmente, não se combinam é um saída. É possível adotar elementos de universos complementares, como cinema, HQ, artes e literatura, por exemplo, para criar uma peça só.

8. NÃO REPITA TRABALHOS
Se deu certo usar uma tipografia ou determinados elementos em um projeto, isso não quer dizer que você deverá usá-los em todos os outros que apareçam. O mundo criativo é muito rico em novidades e elas sempre estão aparecendo por aí. Não há limite para a criatividade, mostre coisas novas.

9. SEJA OBSERVADOR
Criar formas inusitadas de comunicar às vezes pode cair no extremo oposto: o de não comunicar. Em projetos autorais, todo designer tem liberdade de fazer o que quiser, mas na hora de criar para o cliente, a comunicação certeira é fundamental.

10. SEDUZA O PÚBLICO
Muitas vezes criar uma imagem intricada e nova pode causar estranhamento no público em geral e isso não é positivo no design comercial.Você tem que seduzir quem está olhando sua peça de forma imediata, e para isso não é necessário usar meios óbvios. Existem inúmeros tipos de comunicação. Nem todo projeto é uma placa de trânsito, que precisa comunicar uma mensangem 100% objetiva.

11. USE MATERIAIS INUSITADOS
Inovar em conceitos também envolve pensar em novos materiais. Não precisa ser nada ousado. É importante reparar em tudo ao seu redor para saber o que pode ser utilizado como um novo material.

12. VOLTE AO MANUAL
Colocar a mão na massa é uma forma de tornar o projeto mais pessoal e criativo. O computador existe para facilitar a vida dos profissionais, mas depender dele em tempo integral pode prejudicar saídas mais criativas. Tente voltar aos processos que dependem mais do esforço manual do que tecnológico.

13. DIVIRTA-SE!
Ter prazer não quer dizer não levar o trabalho a sério. A ideia é pegar elementos e brincar com seus limites. Arriscar é parte inerente do processo de se fazer algo novo. Não se limite e tente buscar opções que deixe seu trabalho mais leve.

14. SEJA APAIXONADO
Pode parecer óbvio, mas fazer as coisas com paixão eleva o trabalho e o torna melhor. Em design, é importante pensar de forma especial em todos os elementos do projeto. A paixão pelo design acaba fazendo com que o profissional não se mantenha parado, mas sempre se reinventando.

15. NÃO SE PROIBA
Em alguns casos, ter uma ideia mirabolante pode frear o processo criativo por achar que aquilo não poderá ser aplicado na prática. Se proibir também pode acontecer em caso de projetos que deram errado. Se por exemplo, um trabalho específico não foi bem recebido, não é por isso que nunca mais vou trabalhar com a técnica usada. Pelo contrário, vou trabalhar e fazer melhor.

Essas foram algumas dicas que me ajudaram ao longo dos anos. Você mais alguma? Compartilhe com a gente.

Perguntas para fazer aos clientes antes de projetar um site

Fazer uma boa coleta de informações antes de iniciar um projeto é essencial para o bom andamento e funcionamento de seu trabalho. Também vai evitar que você e seu cliente tenham muitas dores de cabeça no futuro. Abaixo estão algumas questões básicas, mas...

Freelancer no Brasil

Tudo que você precisa saber antes de decidir se tornar seu próprio chefe. Você vai ralar, mas pode se dar muito bem.

Como começar em UX

Eu ainda sou novo em UX, sinto que ainda tem muita coisa que preciso aprender e isso me preocupa, as vezes sinto nunca serei capaz de aprender tudo ou me atualizar sempre que surge algo novo. Mas vejo 6 pontos importantes para aqueles que assim como eu estão começando...

19

991.822.991

marcel

@marceldesign.com.br

WhatsApp

clique e envie sua mensagem