WhatsApp
 
Escolha uma Página

Está pensando em se tornar um Designer Gráfico?!

O que é
É a criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. O designer gráfico desenvolve o visual de jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios e outdoors. Também cria logotipos e papelaria para firmas individuais, comerciais e industriais, com o objetivo de tornálos atrativos e facilitar a leitura. Escolhe as letras para os textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações e projeta embalagens. Desse modo, torna a comunicação mais eficiente e agradável. Cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas, inclusive em espaços públicos onde a informação deve ser compreensível até para o público iletrado. No campo digital, elabora websites e CDs-ROM. Pode trabalhar em editoras, agências de design e de publicidade e birôs de computação gráfica e produtoras.

O mercado de trabalho
A figura do designer gráfico vem ganhando cada vez mais espaço devido ao surgimento de novas mídias e também pela necessidade de ampliação dos canais já existentes, como a publicidade, a internet, a telefonia celular e a mídia impressa. “Existe demanda em todos os segmentos, como finalização, vídeos, animação, mas o maior crescimento ainda é na área da web”, afirma Sergio D’Oliveira Casa Nova, coordenador do curso da Belas Artes, de São Paulo. Outra possibilidade é trabalhar como autônomo, prestando serviços para empresas, ou em pequenos escritórios de design. As vagas de emprego ainda se concentram no eixo Rio-São Paulo. “Para quem es tá começando, a melhor maneira de entrar no mercado é estagiando em empresas de designers gráficos, agências de propaganda, editoras e produtoras de vídeo e cinema”, explica o coordenador.

Salário inicial: R$ 1.200,00 (aproximadamente)

O curso
O currículo valoriza a formação prática em artes e comunicação visual e é composto de disciplinas como história da arte e do design, cinema, fundamentos da linguagem visual e fotografia. Há, ainda, aulas de tipografia, ergonomia, embalagem, marca e softwares de editoração. Vários cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Desenho Industrial também preparam o profissional para atuar nessa área. A obrigatoriedade do estágio e da apresentação de um trabalho de conclusão de curso depende de cada instituição. Fique de olho: Algumas instituições oferecem graduação em design digital, com formação específica em projetos de design para interfaces de mídias digitais, como websites, animações e games.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Artes Vis. (artes gráf.); Comun. Vis. Design; Design (comun. vis.); Design (prog. vis.); Design (web/ gráf.); Design – anim. dig.; Design de Interface Gráfica; Design Dig.; Design Publicitário.

O que você pode fazer
Editoração eletrônica
Criar páginas de jornais, revistas, livros e folhetos, distribuindo o texto e as imagens de acordo com a linha editorial da publicação.

Programação gráfica para TV
Produzir vinhetas para emissoras e peças de publicidade.

Webdesign
Desenhar sites, interativos ou não, para a internet, considerando a melhor forma de transmitir a imagem, as informações e os serviços oferecidos pelos clientes.

Perguntas para fazer aos clientes antes de projetar um site

Fazer uma boa coleta de informações antes de iniciar um projeto é essencial para o bom andamento e funcionamento de seu trabalho. Também vai evitar que você e seu cliente tenham muitas dores de cabeça no futuro. Abaixo estão algumas questões básicas, mas essenciais...

Perguntas para fazer aos clientes antes de projetar um logotipo

Antes de iniciar qualquer projeto, é essencial obter certas informações de seus clientes. Isso vai ajudar a criar um projeto de sucesso, ajudar a trazer a visão do cliente e construir um relacionamento duradouro. Muitas das perguntas abaixo também vão...

15 Dicas para ser mais criativo

Ter uma técnica apurada não é o suficiente para ser um bom designer. Técnica é algo que se adquire com o tempo. Mas o que diferencia os bons…

19

991.822.991

marcel

@marceldesign.com.br

WhatsApp

clique e envie sua mensagem